Matéria publicada em 08 de Março de 2023

Reprodução

Filme “Medida Provisória” será exibido em Angola e Portugal em março

O filme “Medida Provisória” chega aos cinemas de Portugal, em 30 de março, e de Angola, em 31 de março, com distribuição local da Batuques Audiovisuais. Depois de realizar o lançamento no Brasil, a Elo Studios tem licenciado o longa para diversos territórios internacionais como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Moçambique, entre outros.

“Este ano fará um ano desde o lançamento do filme Medida Provisória. Este longa mostra como obras audiovisuais podem ter trajetórias longas, impactando audiências das mais diferentes nacionalidades. A história é plural, é relacionável e impactante. Nosso foco é levar este filme para ainda mais territórios”, afirma Sabrina N. Wagon, CEO da Elo Studios.

Elenco do filme “Medida Provisória” – Mariana Xavier, Seu Jorge, Taís Araújo, Alfred Enoch, Adriana Esteves, e o diretor, Lázaro Ramos Crédito: Denise Andrade

“Medida Provisória” se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão — a partir desse conflito e da história de amor vivida por Capitu (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch), o filme debate questões sociais e mistura drama e thriller.

O roteiro é baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação — que também integra o elenco como ator. Escrito originalmente em 2011, Lázaro se apaixonou pelo texto e o adaptou para o cinema em 2015, sendo ele filmado em 2019 em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro.

filme estreou em abril de 2022 e, em apenas duas semanas de exibição nos cinemas brasileiros, arrecadou mais de R$2 milhões. O longa, primeiro sob a direção de Lázaro Ramos levou mais 97 mil espectadores às salas de cinema entre os dias 21 e 25 de abril.

Além disso, projetos sociais realizaram exibições gratuitas do longa-metragem em comunidades e favelas de todo o Brasil, com apoio da produção da obra. O Observatório de Favelas, por exemplo, promoveu duas sessões gratuitas de cinema com exibição do filme brasileiro, no complexo de favelas da Maré e na Penha.

LEIA A MATÉRIA